Vida profissional

Mude o comportamento em 8 passos

29 de novembro de 2015

Leia em 3 minutos

mudançaAcompanho um blog de psicologia (PsyBlog) que lançou em junho o texto 8 dicas psicológicas para mudar você e outra pessoa. As dicas 1 a 4 são para mudar você e as dicas 5 a 8 para ajudar na mudança de outra pessoa. Uma vez que o texto é em inglês e julgo que seu conteúdo é relevante, apresento sinteticamente abaixo as dicas traduzidas. Se desejar mais detalhes, acesse o texto original.

1. A autoafirmação abre a mente à mudança

Exercite a autoafirmação, ou seja, avalie o que é importante para você – família, amigos, trabalho, Deus, etc. Refletir sobre o que é importante pode ser muito eficiente para abrir a mente a uma atitude diferente.

2. Uma mentalidade de crescimento

Acreditar que você pode melhorar, crescer e mudar é vital para promover a mudança. Isto facilita o processo de mudança diminuindo o estresse, a ansiedade, melhorando sua autoavaliação e saúde física.

3. Sua personalidade pode mudar

O autor do texto afirma que nos últimos 15 anos as pesquisas em psicologia descobriram que a personalidade pode sofrer mudanças, diferente do que se acreditava antes. Pesquisadores descobriram que mudanças no casamento, na renda ou no emprego podem modificar a personalidade.

4. Diga “PARE”

Pesquisadores na Alemanha identificaram que é possível mudar um comportamento quando deliberadamente tentamos “esquecê-lo” após praticá-lo. É como se disséssemos “não faça isso” logo após o evento acontecer. Com o tempo e a prática repetida dessa “negação” será possível “esquecer” este comportamento.

5. Três passos para ajudar alguém a mudar

Primeiramente, a pessoa deve estar aberta à mudança. Em seguida você precisa ser caloroso e apoiador, alguém em quem o outro veja ajuda e aceitação, mesmo que ele não consiga mudar. Em terceiro lugar, ajude seu amigo a perceber quando ele apresentar um comportamento indesejável. Às vezes as pessoas estão “no automático” e sequer conseguem notar a forma como estão se comportando.

6. Deixe as pessoas convencerem a si mesmas

Incentive seu amigo a explicar o ponto que você está tentando convencê-la. Um estudo identificou que as pessoas conseguem ser persuadidas mais facilmente quando elas falam os argumentos, em vez de escutá-los passivamente. Em suma, deixe que elas pensem por si mesmas.

7. O viés de confirmação

Sim, as pessoas, todas, eu e você, temos vieses. Essa é uma das maiores barreiras a mudanças. Por isso, as pessoas tendem a buscar informações que confirmem suas próprias ideias e a rejeitar aquelas que as negam. Como combater isso: tente pensar e testar hipóteses alternativas. Estar mal orientado ou mal informado é um risco que todos nós corremos.

8. Oito passos para mudar a mente

Mudar a mente das pessoas não é apenas dizer que elas estão erradas (se for realmente isso). Para serem convencidas as pessoas precisam ouvir uma alternativa. Esta alternativa deve ser curta e doce, precisa ser repetida, é preciso atacar a fonte de qualquer desinformação.

O autor então indica outro texto (Por que as pessoas acreditam coisas estranhas e 8 maneiras de mudar suas mentes), que abordaremos em outra postagem.

Tenha uma boa semana.

Imagem: Blog Magui Guimarães

Veja também

Seja o primeiro a comentar

Comente aqui