Cristianismo

Sobre a biblioteca da sua igreja

2 de outubro de 2016

Leia em 2 minutos

A bookshelf in the Chirst Church College Library in Oxford, UKCada igreja local deveria oferecer aos seus membros uma biblioteca. Manter um espaço onde as pessoas têm acesso a literatura cristã deveria ser um dos objetivos dos líderes e do pastorado.

A religião do livro

A religião cristã é, fundamentalmente, uma religião de livros. Para ser mais preciso, 66 se você é evangélico, 73 se católico. Crentes bem informados produzem igrejas equilibradas, estimulantes e que tendem a ser teologicamente saudáveis.

Além disso, ler de maneira ativa faz com que se aprenda a pensar. Antes de aprender a ler ativamente, entretanto, é necessário ter o livro para ler. Se a sua igreja resiste a ideia de oferecer literatura teológica e religiosa de qualidade a seus membros talvez seus pastores não estejam interessados em produzir cristãos frutíferos, mas “vacas de presépio”. Talvez não seja uma igreja tão saudável assim.

“Mas minha igreja tem poucos recursos”.

É justamente por esse motivo que ela deve estabelecer uma biblioteca de uso coletivo. Explico: se sua igreja tem poucos recursos, muito provavelmente ela conta com membros de poucos recursos. Portanto, se a igreja coletivamente não consegue comprar livros para uma biblioteca, tampouco conseguirão seus membros individualmente. Certamente sua igreja local tem outras igrejas irmãs mais abastadas que poderiam doar Bíblias e outros livros para a sua. A comunhão com outras igrejas, portanto, poderia ajudar nessa empreitada.

Não preciso dizer que é a Bíblia o livro que deve ocupar o espaço principal nessa biblioteca hipotética: diversas versões, diversos formatos, diversas traduções. Outras obras também podem ser achadas nas prateleiras: comentários, dicionários, concordâncias, manuais, obras de teologia sistemática, de apologia, devocionais, clássicos cristãos, entre outras.

Um motivo adicional para o estabelecimento de uma biblioteca na sua igreja é que a literatura pode servir de contraponto ao relativismo, ateísmo e materialismo que tenta alvejar diuturnamente os cristãos. Sua biblioteca é sua casamata neste conflito por corações e mentes.

É por isso que toda igreja deve oferecer aos seus membros uma biblioteca.

Imagem: Wikimedia Commons.

Veja também

2 Comentários

  • Reply Heber Levi 3 de outubro de 2016 at 16:10

    Com certeza. Conhecimento liberta, e a leitura proporciona benefícios mais que comprovados para a saúde física e mental da pessoa, principalmente a Palavra de Deus.

    • Reply Bruno Saavedra 3 de outubro de 2016 at 16:12

      Com certeza, Heber. Obrigado pelo comentário. 😉

    Comente aqui