Leia em 2 minutos
“Os que iam adiante dele e os que o seguiam gritavam: ‘Hosana! Bendito é o que vem em nome do Senhor!'” Marcos 11:9 NVI
Este episódio relatado no capítulo 11 do evangelho de Marcos (e também em Mateus 21:1-11; Lucas 19:28-40 e João 12:12-19) consta na tradição como tendo ocorrido no domingo anterior ao domingo da ressurreição, o chamado domingo de ramos. Não conheço os dados para situar a entrada de Jesus em Jerusalém nesta data (ou se há qualquer base escriturística), mas não vejo grandes dificuldades aqui, do ponto de vista teológico ou histórico.
O que eu gostaria de explorar é o sentido espiritual propriamente dito e como ele se aplica a nós hoje, já que estamos entrando na semana onde rememoramos os eventos mais relevantes do Cristianismo: a morte e a ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo.
“Hosana” significa “salva agora”. A entrada do Messias em Jerusalém faz o povo exclamar e louvar pedindo Àquele que habita nas alturas que salve o seu povo. A referência aqui é direta aos versículos 25 e 26 do salmo 118.
Há também o cumprimento profético de Zacarias 9:9. O Rei de Israel não vem montado em um cavalo, como guerreiro e conquistador. Ele vem “das alturas” para “salvar” montado em um jumentinho. Ele vem com humildade, para liderar pelo exemplo e pelo serviço, não para humilhar e se impor, mas para cativar e servir, para levar seu amor às últimas consequências: dar a vida por seus filhos.
As pessoas o reconhecem como Messias, mas ao longo daqueles dias, paulatinamente o abandonarão. Não era quem eles esperavam: eles queriam um guerreiro num cavalo e veio um servo em um jumentinho.
Como estamos esperando Jesus hoje? Estamos dispostos a aceitá-lo como Ele é e não como queremos que Ele seja? Vamos louvá-lo apenas de boca (com “ramos de palmeira”) enquanto nosso coração permanece longe do Senhor?
Que possamos refletir sobre isto essa semana.
Seja o primeiro a comentar