Vida profissional

Custo, preço e valor: diferenças

4 de junho de 2017

Leia em 2 minutos

Custo Preço e ValorEssa é uma postagem rápida que visa explicar, de maneira superficial, qual a diferença que existe entre três conceitos fundamentais em administração e economia: custo, preço e valor.

O custo é todo aquele dispêndio no qual a empresa ou indivíduo incorre para gerar um bem ou serviço. Entram nessa conta os valores gastos com mão de obra, matéria-prima, instalações, juros bancários, entre outros. Há diversos tipos de conceituação de custos, alguns ligados a atividade-fim em si e outros ligados a atividades laterais (p.ex.: custos de oportunidade, custos de capital).

O preço é aquele valor efetivamente pago pelo cliente ou consumidor para adquirir determinado bem ou serviço. Ao contrário do que imaginam algumas pessoas, o preço viável é determinado pelo mercado e é o sinalizador mais importante da relação de oferta e demanda. Para que um negócio seja viável a diferença entre preço e custo deve ser positiva, ou seja, o preço deve ser maior que o custo envolvido – a isso chamamos de lucro. Nenhum negócio é viável se o preço imposto pelo mercado é inferior ao custo de produzi-lo. Negócios assim estão fadados a desaparecer (a menos que sejam mantidos de maneira artificial por meio de subsídios ou outros meios).

Por incrível que pareça, ainda há quem confunda esses conceitos e acredite que o preço será sempre maior que o custo. Se assim fosse, não haveriam empresas com prejuízo.

Por último, valor é o que o cliente percebe ao gastar determinado dinheiro para adquirir um bem ou serviço. O valor é subjetivo, mas podemos afirmar com precisão que ele precisa ser maior que o preço para que a venda aconteça. É o valor que um consumidor imprime a um produto ou serviço que define se ele optará por ele ou não. Por exemplo: um determinado cliente somente comprará um smartphone se ver que o valor gasto nele lhe dará um valor maior do que o preço pago.

Até a próxima postagem. 🙂

Veja também

Seja o primeiro a comentar

Comente aqui