Educação

Resenha: Aprendendo Inteligência

6 de agosto de 2017

Leia em 2 minutos

Aprendendo Inteligência Livro“Não julgue um livro pela capa”. “E pela quantidade de páginas”, eu acrescentaria. No primeiro volume da série Neuropedagogia, o Professor Pierluigi Piazzi conseguiu produzir um excelente livro nas 144 páginas de Aprendendo Inteligência (livro aqui). Podendo ser lido rapidamente, produzirá marcas indeléveis na alma de qualquer estudante que queira aprimorar sua forma de estudar.

Aqueles que, como eu, são entusiastas da educação domiciliar e críticos do modelo escolar contemporâneo, tirarão muito proveito desta obra. Nas referências, o autor afirma que chegou às conclusões apresentadas “por caminhos normalmente não trilhados pelo pessoal da pedagogia”. Em seguida apresenta uma lista de livros ligados a cibernética e neurociências.

O que você encontrará no livro

O livro se divide em duas partes principais (e uma terceira: “uma provinha”). Segundo o próprio autor: na primeira parte “o leitor (você) poderá entender o que há de errado  na maneira de encarar a ESCOLA e como, de forma até fácil e simples, evitar os erros mais comuns”. Na segunda parte, o autor apresenta “uma espécie de receita de como se tornar mais inteligente”.

Explicações poderão ser encontradas no livro sobre porque:

  1. escrever e registrar anotações em um papel com caneta e lápis (e não apenas ler ou digitar em um computador) enquanto se estuda não só é muito importante como imprescindível para quem quer aprender;
  2. um sono bom e reparador à noite é solução inescapável para quem quer ter maior inteligência;
  3. aquele sono da tarde não pode superar 15 a 20 minutos para não comprometer o aprendizado.

Sem querer estragar o conteúdo do livro, a resposta se encontra em como seu cérebro funciona. As escolas parecem mais empenhadas na subjetividade de “construir um agente transformador da sociedade”. Suspeito, portanto, que o conhecimento objetivo da biologia do cérebro não é o que há de mais popular entre os professores.

Abaixo acrescento uma palestra do professor disponível no Youtube. De fato assisti a palestra antes de ler o livro.

Veja também

Seja o primeiro a comentar

Comente aqui